sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Em Garanhuns, no dia da independência, acontecerá mais uma edição do Grito dos Excluídos que é um evento da Pastoral Social da Igreja Católica.

Grito dos Excluídos 2013

O Grito dos excluídos acontecerá neste 07 de setembro no encerramento do desfile cívico e já faz parte do calendário de atividades da Igreja de Garanhuns. Esse evento nasceu de duas fontes distintas, mas, complementares. De um lado, teve origem no Setor Pastoral Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), como uma forma de dar continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo lema – Eras tu, Senhor – abordava o tema Fraternidade e Excluídos.
De outro lado, brotou da necessidade de concretizar os debates da 2ª Semana Social Brasileira, realizada nos anos de 1993 e 1994, com o tema Brasil, alternativas e protagonistas. Ou seja, o Grito é promovido pela Pastoral Social da Igreja Católica, mas, desde o início, conta com numerosos parceiros ligados às demais Igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), aos movimentos sociais, entidades e organizações.
Como cidadão, Audálio tem participado do evento nos últimos anos e comenta com alegria: "Há quase duas décadas o Grito dos Excluídos traz uma mensagem da Igreja, do povo, no sentido de buscar o debate sobre os problemas do país. É um evento de paz, apartidário, sem oportunismos e que é apoiado pelos cristão." 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Câmara e Prefeitura ouvem os vendedores ambulantes. Todos seguem unidos na busca do entendimento em favor de todos

Vereadores e representantes do Governo Municipal receberam os vendedores ambulantes na Câmara Municipal, onde foram ouvidos nas suas principais reinvindicações. Diante da necessidade da Prefeitura de organizar o comércio da cidade e dos ambulantes de exercerem seus trabalhos, o presidente da Casa Legislativa, vereador Audálio, determinou ao vereador Alcindo Melo que fosse criada uma comissão de representação desses vendedores, ideia essa, compartilhada pelos vereadores Cláudio Taveira, Luzia da Saúde, Nelma Carvalho e Haroldo Vicente. 

Câmara recebe os vendedores ambulantes
Essa comissão foi prontamente recebida pelos secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges; Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira; Turismo, Gerlane Melo e o procurador Geral do Município, Tiago Gonçalves e o advogado Tony Neto onde foram ouvidos e juntos definiram a realização de uma reunião a ser marcada na próxima semana com os representantes dos ambulantes, comissão de vereadores e Governo Municipal, para assim definirem a mudança positiva que ocorrerá em nossa cidade.


Audálio prega o diálogo e o entendimento em favor de todos

A presença de quatro secretários na Câmara demonstrou claramente que o Governo Municipal tem no diálogo a base para as mudanças necessárias que nosso município precisa, destacando a coragem e a vontade que o prefeito Izaías vem demonstrando de fazer o melhor por Garanhuns e nesse caso, uma vez resolvidos os mal-entendidos, as secretarias envolvidas vêm cadastrando todos os ambulantes há alguns meses, tanto para melhoria do comércio informal, quanto para atender a população de Garanhuns que muita cobra pela organização do comércio no centro e nas principais vias da cidade. 

Secretários ouvem atentamente os vendedores 

Já a Câmara de Garanhuns, cumpriu seu papel em trabalhar pelo povo, em ouvir os anseios da população. “Sou a favor do diálogo, enxergando que ambas as partes querem o melhor, não existe má fé, a Prefeitura é sensível à causa e precisa cumprir seu papel e os ambulantes, que trabalham pra manter suas famílias, precisam e devem ter um local digno para trabalhar, somos a favor do entendimento”. Enfatizou o presidente da Câmara o vereador Audálio.   

Câmara de Garanhuns, casa dos importantes debates

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Audálio tem atuação forte em prol do funcionamento da FAMEG em Garanhuns

O pleno funcionamento da FAMEG é uma das bandeiras defendidas por Audálio desde o início de seu mandato no legislativo de Garanhuns. O vereador tem se mobilizado junto aos defensores da causa, a exemplo do Movimento FAMEG JÁ!, levando a discussão do assunto para a Câmara de Vereadores, ao prefeito Izaias, e as bancadas de deputados e senadores por Pernambuco no Congresso Nacional. Desde então o vereador tem participado de reuniões, movimentos e visitas a lideranças e instituições diversas a fim de sensibilizar o MEC para que a faculdade funcione efetivamente, uma vez que a FAMEG é um grande investimento para nosso município, com forte impacto social.


Em resposta ao seu Requerimento, Audálio recebeu o Ofício Nº 313/2013-GSAM, do senador Armando Monteiro se pondo a disposição para atuar junto ao Ministério da Educação em favor da FAMEG, o deputado federal Fernando Ferro demostrou a mesma simpatia pela causa e vem atuando forte nesse sentido, já o prefeito Izaías Régis esteve em Brasília-DF defendendo a abertura dessa faculdade. Já ocorreu a primeira vitória, com a autorização, pelo MEC, dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Educação Física e a segunda – e mais importante – será a autorização do curso de Medicina e o funcionamento efetivo da FAMEG. 







Por último Audálio esteve no Recife em encontro com Jarbas Barbosa, secretário Executivo do Ministério da Saúde, junto a um bom grupo representativo de Garanhuns do qual se fez presente: Eraldo Ferreira, José Paulo, Calvino Brasil, Paulo Couto, Antônio Vaz Coelho, Luís Carlos, Fernando Couto, Geandré Nogueira, Luciano André, Ronaldo César e Márcio Quirino, que levou uma série de documentos para serem entregues ao ministro, incluindo um abaixo-assinado com dezenas de instituições de Garanhuns e também, tudo sobre os processos da FAMEG, de credenciamento e de migração, já que diversas instituições foram beneficiadas pelo edital Nº 01/2011, que autorizou que as faculdades que tivessem a autorização dos Conselhos Estaduais de Educação migrassem imediatamente para o Sistema Federal. Coisa que até agora vem sendo indeferida para a FAMEG. O grupo ainda visitou a redação do Jornal do Commercio e o blogueiro Magno Martins ampliando o discurso em favor da FAMEG.     


“Trabalhamos para repercutir a importância da FAMEG, atraindo as atenções para a causa e cobrar a quem de direito uma resposta positiva do MEC a, enfim, autorizar o funcionamento da faculdade que é um anseio da sociedade garanhuense e da região” finaliza o presidente da Câmara, vereador Audálio Filho.