sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Entrevista de Audálio Filho ao Blog de Carlos Eugênio repercute. Confira na íntegra os principais pontos abordados

CANDIDATURA, IZAÍAS, CÂMARA E TRANSPARÊNCIA - Audálio abre o jogo em Entrevista ao Blog



O Vereador Audálio Ramos (PSDC) vem se destacando na função de presidente da Câmara de Garanhuns. O Parlamentar, que já em seu primeiro mandato (2001-2004), mostrou uma grande maturidade no trato com as nuances do Poder Legislativo, agora se afirma como político forte, com grande perspectiva de crescimento, tanto que o seu nome figura como um dos favoritos a contar com o apoio do Prefeito Izaías Régis (PTB), visando uma provável candidatura a deputado estadual em 2014.  

Numa entrevista ao Blog, o Parlamentar aborda vários temas, com ênfase para o Governo Municipal. A sua possível pré-candidatura também é tratada. Audálio avalia a Gestão Municipal e dá as suas impressões quanto à atuação dos seus companheiros de Câmara. Confira:

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO - O Senhor aposta na Transparência das ações da Câmara. É uma aposta acertada?. O Senhor acredita que a população realmente valoriza essa postura?.

AUDÁLIO RAMOS - Aposto sim, transparência é uma tendência mundial na gestão pública, no Brasil já é Lei (12.527/2011), tem que estar na pauta dos políticos e administradores, queiram ou não. A população já entende e já cobra, haja visto as manifestações recentes em todo o País, de toda forma exigir transparência em todos os níveis deve ser uma obrigação da cidadania.

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO Como o senhor observa o fato da Câmara de Vereadores de Garanhuns ser uma exceção entre Câmaras e Prefeituras da Região no cumprimento efetivo das Leis de Transparência?.

AUDÁLIO RAMOS -De fato tivemos o segundo site com domínio .leg em Pernambuco, um dos primeiros portais da transparência em Câmaras, reimplantamos o setor de Controle Interno da Câmara, estabelecemos licitações por pregão (e não carta-convite), e tivemos a presença da CGU (Dr. Abelardo Lessa) em nosso Plenário falando sobre a Transparência e Lei de Acesso à Informação. Apesar de tudo isto é obrigação, mas nos sentimos motivados a caminhar nesta direção, pois temos o apoio da Mesa Diretora e dos Vereadores que confiaram em nossas propostas administrativas.

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO - Como aliado do Governo Municipal, o que o senhor acha dessa postura da Prefeitura de Garanhuns que segue sem disponibilizar os dados referentes à Receita e Despesa em seu site oficial?.

AUDÁLIO RAMOS - Deve ser algum problema técnico, pois antes de lançarmos o nosso Portal da transparência o da Prefeitura já estava bem adiantado, inclusive tive estas informações da Controladoria Geral da Prefeitura que está fazendo um ótimo trabalho, certamente logo estará disponível, pois é uma exigência legal, e o Prefeito Izaías Régis exige essa transparência de sua equipe.

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO - Muito vem se falando sobre uma possível candidatura sua a Deputado Estadual. Já chegou a hora de assumir essa condição de pré-candidato ou o senhor não cogita a possibilidade de vir a ser candidato a Deputado Estadual?.

AUDÁLIO RAMOS - É hora de trabalhar por Garanhuns, o Governador Eduardo Campos diz muito bem, que precisamos ganhar 2013, temos uma crise econômica sorrateira, muitos desafios administrativos e a demanda social eclodida nas manifestações de junho, seria uma precipitação falar em candidaturas agora, acredito que no momento certo o Senador Armando Monteiro e o Prefeito Izaías Régis reunirão o grupo que o apoiam em Garanhuns para definir nomes.

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO - Alguns dos seus companheiros de Câmara já deram “start” no processo visando 2014. Sivaldo é pré-candidato, Zaqueu já assumiu essa condição também. O senhor acredita que é prematura essa decisão?.

AUDÁLIO RAMOS - Sinceramente sim, mas respeito à postura dos meus colegas de parlamento municipal, eles têm sua estratégia, na minha opinião insisto que é muito cedo, a população quer saber de ações do legislativo e executivo, de projetos, propostas, discussões sobre as políticas públicas, essa é a proposta da nossa Casa Legislativa que tem aberto as suas portas as grandes discussões municipais.

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO - No seu ponto de vista, um candidato a deputado estadual radicado em Garanhuns pode ser eleito sem o apoio do Prefeito Izaías Régis?.

AUDÁLIO RAMOS - Importante que a população vote em candidatos de Garanhuns para Deputado Estadual, naturalmente que mesmo sem o apoio do Prefeito qualquer político pode ser eleito, desde que esteja em uma boa legenda, visando à questão do quociente eleitoral e partidário, e que possa obter uma quantidade razoável de votos em outros municípios, pois quando se dividem os votos não dá para se eleger somente com os votos de nossa terra, deveremos ter no máximo 65 mil votos válidos para deputado estadual, para serem repartidos entre vários nomes daqui e de fora.

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO -Recentemente o senhor declarou que a oposição feita ao Prefeito Izaías Régis era pessoal e não ao Governo. Diante de qual cenário o senhor observa esse fenômeno político?.

AUDÁLIO RAMOS -Infelizmente algumas pessoas não desceram dos palanques, o Prefeito Izaías Régis precisou de muito esforço para ajustar a administração, até porque houve acentuada queda na receita esperada de FPM nesse início de ano, vemos que nas redes sociais há muita discussão equivocada, sem embasamento de dados ou fatos reais, o debate deve acontecer, a oposição é salutar e deve existir, mas em cima de uma discussão programática, construtiva, sem questões pessoais de todos os lados envolvidos. Nesse segundo semestre espero que haja mais maturidade e possamos avançar, todos, situacionistas e oposicionistas, rumo a uma cidade melhor.

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO - Como o senhor avalia o Governo de Garanhuns?.

AUDÁLIO RAMOS - Apesar das dificuldades iniciais, inclusive de mais de 12 milhões de reais em restos à pagar, avalio positivamente, principalmente pela incrível capacidade do governo municipal em captar recursos federais e estaduais, atrair várias empresas para se estabelecerem em Garanhuns, e na capacidade de sua equipe em apresentar projetos nos tempos hábeis para conseguir estes recursos. Um fato concreto é que o Prefeito Izaías Régis é bem intencionado, ama Garanhuns e está levantando nossa auto-estima, acredito no sucesso da sua gestão.

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO - O Senhor acredita que as críticas de hoje serão revertidas com as obras que terão inicio a partir de setembro?.

AUDÁLIO RAMOS - Na verdade as ações acontecem desde janeiro, são inúmeras ações importantes como a instalação da base do Samu com duas unidades, a pavimentação de várias ruas no bairro Francisco Figueira, a revitalização de várias praças, como a Souto Filho, o início da reforma do Caic e da creche e posto de saúde na Cohab 1; a unidade tripla de saúde no bairro Francisco Figueira, o anúncio da construção da UPA 24 horas próximo ao IFPE, que terá o nome do Dr. Ivaldo Dourado. A realização de vários cursos profissionalizantes pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico; a implantação do horário integral na Escola Miguel Arraes; a chegada de 14 ônibus escolares (antes só tinha um!), a doação pelo Governo Federal de uma patrulha mecanizada (Patrol, retroescavadeira, caçamba, carro pipa) e claro a belíssima iluminação de led que tanto embelezou nossa cidade, primeira no Nordeste a ter tal equipamento público.

BLOG DO CARLOS EUGÊNIO - E na Câmara, o senhor acredita que a população já se sente melhor representada pelos vereadores garanhuenses?. 

AUDÁLIO RAMOS - Sim, esta legislatura já mostrou para que veio, a qualidade das propostas e dos debates, mostra que os treze vereadores estão ao lado da população e defendem suas demandas, com altivez, dedicação e sobretudo muito amor a Garanhuns, quem presencia as sessões plenárias e audiências públicas percebe de imediato que há um grande volume de trabalho e uma preocupação constante no exercício do mandato em honrar a confiança da população garanhuense.