sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

06 DE JANEIRO: DIA DO REISADO DE GARANHUNS



A lei nº 4336/16, de iniciativa do vereador Audálio, foi sancionada pelo prefeito Izaías Régis e institui no calendário oficial de Garanhuns, o Dia Municipal do Reisado de Garanhuns. A data passa a ser comemorada no dia 06 de janeiro, marcando o encerramento das comemorações natalinas na cidade.

Ainda segundo a nova legislação, o objetivo da criação da data comemorativa é fortalecer e preservar essa manifestação cultural presente no município há mais de cem anos sendo Garanhuns o município com o maior número de reisados em atuação no Estado de Pernambuco.


O mestre de Reisado Gonzaga de Garanhuns é
 Patrimônio Vivo de Pernambuco 
A cena cultural de Garanhuns conta com os seguintes grupos de reisado: Os Três Reis do Oriente, Santíssimo Redentor, Unidos com Alegria, Mestre João Timbúrcio e Garanhuns Cultural tendo ainda os reisados da Creche Lar da Criança Santa Maria, do Colégio Estadual Virgem do Socorro e da APAE – Garanhuns.


Inclusive da tradição do reisado de Garanhuns originou-se a festa dos Caretas de Triunfo-PE a partir da figura do Mateus, personagem do reisado e que hoje é um cartão postal daquela cidade sertaneja.


Os mestres Benoni (falecido), do Reisado Os Três Reis do Oriente; Gonzaga, do Reisado Garanhuns Cultural; Viturino, do Reisado Santíssimo Redentor; e João Tibúrcio, do Reisado Mestre Tibúrcio: juntamente com o Unidos com Alegria, grupos podem se tornar patrimônio Imaterial Cultural do Brasil.

MAGIA DO NATAL ATÉ O DIA 06 DE JANEIRO

O vereador Audálio ainda solicitou ao prefeito Izaias Régis a extensão das festividades d MAGIA DO NATAL para encerramento anual no dia 06 de janeiro com um grande encontro de grupos de reisados, o objetivo do parlamentar é contribuir com o fortalecimento deste importante evento agregando mais valor ao mesmo, aumentando assim mais uma semana de atividades rentáveis e de lazer. "É nosso dever lutar pela valorização de nossa cultura" ressaltou Audálio autor da lei que valorizou o reisado de Garanhuns.



BLOGS REPERCUTEM A NOTÍCIA:

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E CONFIRA




_________________________________________________________________________

CRÉDITOS: 

Vídeo: Faz parte de um projeto desenvolvido pelo Sebrae para divulgar melhor a nossa cultura.
Imagens: Hilton Marques

FOTOS 1 e 3: GVAF

FOTO 2: Gerência de Comunicação da Secult/PE