quinta-feira, 11 de junho de 2015

Audálio solicita ao Ministério da Saúde a implantação de Centro Especializado para a Pessoa com Deficiência no município de Garanhuns


Autor das Leis de Acessibilidade e da utilização de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Garanhuns, o vereador Audálio (PSDC), solicitou por meio do requerimento Nº 599/13 endereçado ao Ministério da Saúde, a implantação em Garanhuns de uma unidade do Centro de Habilitação e Reabilitação para Pessoas com Deficiência – (CER – TIPO II).

O CER II é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde.

Pessoas com deficiências física, motora e intelectual têm atendimento através do Centro Especializado em Reabilitação – CER II. No centro são oferecidos serviços especializados em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudióloga, enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social, além de atendimentos com neuropediatra, ortopedistas e fisiatras.

O vereador Audálio destaca que a saúde tem que atender as necessidades da pessoa com deficiência, qualificando o cuidado com o paciente no serviço de saúde ofertado. Segundo o parlamentar, a habilitação e reabilitação visam melhorar as funcionalidades das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência.