sábado, 23 de novembro de 2013

DO BLOG DE ROBERTO ALMEIDA: CÂMARA MUNICIPAL RESGATA HISTÓRIA DE GARANHUNS

DO BLOG DE ROBERTO ALMEIDA:

Em Reunião Ordinária realizada nesta sexta-feira, 22, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou em segunda votação, o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, com substitutivo dos vereadores Sílvio Sabino, líder do governo, e Audálio Ramos Filho, presidente da Casa Legislativa, e ainda com sub-emenda do vereador Gersinho Filho, que trata do Dia de Garanhuns, voltando a ser comemorado em 10 de março, conforme registros históricos descobertos recentemente, dentre eles a Carta Régia, criando o Município, assinada pelo Príncipe Regente em 10 de março de 1811. O trabalho de pesquisa foi feito por membros do recém criado Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns - Instituto Garanhuns, que abrange também outros documentos, inclusive das décadas de 50 e 60. 

Carta Régia de 1811
Em consonância com o pedido da população, inclusive pelos meios de comunicação, a Câmara Municipal aprovou a sub-emenda do vereador Gersinho Filho, que excluía do texto a comemoração do "Dia de Garanhuns" no segundo domingo do mês, fixando agora em 10 de março de cada ano, evitando que a data ficasse móvel. O texto do projeto também obriga o município a comemorar com dignidade e altivez a Data Magna da criação de Garanhuns. 

"É uma questão de resgate histórico. Garanhuns estava com sua data equivocada desde 1975, quando foi preparada a festa para o centenário de elevação à cidade que seria em 1979, entretanto se apagou a história anterior aqueles dias. Nosso município sempre comemorou o dia 10 de março como real momento de criação de Garanhuns. Conforme os documentos apresentados" - afirmou o presidente do legislativo,  vereador Audálio Filho. 

Posto em votação, o projeto contou com dez votos favoráveis, três a mais do que precisava, e somente dois contrários. O dia 10 de março não será feriado, pois Garanhuns já conta com os quatro feriados municipais de acordo com a legislação federal: Dia de Santo Antônio (Padroeiro da Cidade), Corpus Christi, Dia de São João e Sexta-feira Santa. 

"A legislação colonial da época entendia que as vilas tinham independência, tanto é que Garanhuns era sede de uma comarca. Assim como Recife e Olinda comemoram suas Datas Magnas desde o momento em que foram transformadas em vilas. Garanhuns faz uma correção de sua história, sem desmerecer a importância do dia 04 de fevereiro de 1879, quando por solicitação do Barão de Nazaré, foi elevada de vila à cidade" - encerra o presidente da Casa Raimundo de Morais, vereador Audálio Filho.

ACESSE NO BLOG DE ROBERTO ALMEIDA:

Câmara Municipal Resgata História de Garanhuns