domingo, 12 de março de 2017

Audálio celebra os 206 anos do município de Garanhuns

10 de março de 1811: Em discurso na Câmara Municipal  
vereador homenageia a Data Magna de Garanhuns 

Em sessão solene que homenageou o Dia de Garanhuns na Câmara Municipal, o vereador Audálio ressaltou a importância da celebração dos 206 da criação do município em 10 de março de 1811, sendo Garanhuns um dos municípios mais antigos do interior do Nordeste.

Audálio lembrou que Garanhuns foi criada através de Carta Régia assinada pelo príncipe regente Dom João VI, sob a legislação da época onde vila equivalia a município e a partir dalí Garanhuns passou a ter autonomia com comarca e demais autoridades constituídas.

“É assim que comemoram os municípios, a exemplo de Recife e Olinda, que têm quase a idade do Brasil, e naquela época não existiam os municípios como se vê na atual estrutura federativa do país, por isso não se explicava Garanhuns ser mais jovem que muitos outros municípios que pertenciam à sua jurisdição” ressaltou o vereador.

Outros documentos históricos assinados pelo ex-vereador Alfredo Leite Cavalcante (o maior historiador de Garanhuns), e pelos ex-prefeitos Luís da Silva Guerra e Luís Souto Dourado, datados de 1950 e 1970 mostram que Garanhuns sempre tratou sua Data Magna como 10 de março.

Dessa forma celebrar o 10 de março é colocar Garanhuns no seu devido tempo, marcando sua importância no desenvolvimento do interior do Nordeste e valorizando todos aqueles que ao longo desses 206 anos construíram nossa amada terra das sete colinas.





Nenhum comentário: