terça-feira, 28 de abril de 2015

ARQUIVO PÚBLICO DE GARANHUNS COMPLETA 90 ANOS. LEI MUNICIPAL REGULAMENTOU AS ATIVIDADES

Só durante a gestão do atual prefeito, Izaías Régis, houve a criação
da lei nº 3937/2013 que instituiu o arquivo e dita suas diretrizes
 

O arquivo público de Garanhuns foi idealizado pelo prefeito Euclides Dourado, em 25 de abril de 1925, completando agora 90 anos de existência, funcionava no antigo Paço Municipal, tendo como principal objetivo guardar e proteger documentos oficiais do Executivo e Legislativo, em seu extenso e rico patrimônio estão documentos produzidos e acumulados desde a criação de Garanhuns até os dias atuais.

Até o ano de 2013 o arquivo não tinha reconhecimento em lei, até que em 16 de outubro do referido ano a Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei Nº 40/13 sendo posteriormente sancionada pelo prefeito Izaías Régis a lei nº 3937/2013 criando oficialmente o arquivo público e estabelecendo suas diretrizes e atividades.

O vereador Audálio Filho foi o autor da solicitação ao Executivo Municipal para o envio do PL que originou a referida lei que legitimou a criação do arquivo público (OF-GVAF Nº 077/13), com a finalidade de promover a preservação e divulgação do patrimônio documental e histórico de Garanhuns.

“Parabenizamos o Arquivo Público de Garanhuns e todos os seus funcionários pelo grande trabalho que vem sendo realizado, ressaltamos ainda a "ponte" criada por Igor Cardoso e o Instituto Garanhuns-IHGG junto a Severino Ribeiro e a equipe de interiorização do Arquivo Público Estadual, bem como a receptividade do secretário de Administração, Alfredo Goes e do prefeito Izaías Régis.” Ressaltou o vereador Audálio Filho.


Segundo o coordenador do órgão, Prof. Cláudio Gonçalves, o arquivo público é de fundamental importância, tanto para história de Garanhuns quanto para o funcionalismo público, uma vez que toda história tem que estar protegida e catalogada. 


SERVIÇO: O funcionário que precisar de documentos que estejam no arquivo é necessário, primeiramente, procurar a Secretaria de Administração, órgão ao qual o Arquivo Público está vinculado, onde deverá fazer um requerimento, para que possa ser iniciado o processo de busca no arquivo da documentação solicitada.



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